14 março 2009

Academia da Força Aérea Brasileira - Um Show de Organização e Respeito.

Estive visitando a AFA – Academia da Força Aérea Brasileira sediada na cidade de Pirassununga. É de impressionar o lugar. Uma fazenda de não sei quantos alqueires que contém toda uma estrutura de auto-suficiência para os soldados da força aérea e para os cadetes que lá que estão se formando tendo em vista o oficialato. Em um dos hangares, tive a surpresa e a satisfação de conhecer a sede da “Esquadrilha da Fumaça”. Fiquei abismado com a educação, o respeito e a forma solícita como os soldados e oficiais recebem as pessoas e explicam desde a história da esquadrilha até a demonstração do aviões por eles usados. Cheguei perto dos aviões, recebi instruções de funcionamento, assisti à manutenção das aeronaves e tive a honra de apertar a mão do comandante-chefe da esquadrilha.



Lá na sede existe um museu que expõe as condecorações, capacetes usados, fotos de performances e miniaturas de aviões. Para quem gosta é a coisa mais linda de se ver.
O que não entendo é porque esse lugar, que fica a 220Km de São Paulo, é tão pouco divulgado e assim ninguém tem conhecimento de que se pode estar pertinho de pilotos e aviões tão especiais, afinal eles são reconhecidos mundialmente como os melhores pilotos do mundo.
Acho que merecíamos uma forma de poder estar mais perto dessa equipe e assim aprendermos um pouco do que é a sua organização.
É claro que não é tão fácil assim entrar lá. Existe toda uma normativa e é necessário um convite especial, ou coisa que o valha, para poder-se ter o prazer de conhecer aquele lugar tão especial.
Quem quiser conhecer um pouco da Esquadrilha da Fumaça, acesse o site: http://www.esquadrilhadafumaca.com.br/... Vale a pena conferir.

Renato Baptista

Um comentário:

Unknown disse...

Realmente a AFA é um show!Sorte sua de poder visitar...em breve quero estar lá.=D