14 fevereiro 2009

Campeonatos Regionais – Mesmice Crônica.




Campeonatos Regionais – Mesmice Crônica.

Analisando a fundo os campeonatos estaduais, chegamos à conclusão que eles têm o seu charme, isso é indiscutível, mas acabam sendo uma mesmice absurda. Salvo um ou outro time médio ou pequeno que tem uma luz naquele momento e brilha , deixando algum grande para trás nas finais, são todos a mesma coisa.
O Carioca como eu disse aqui, é feito para os 4 grandes indiscutivelmente. Neste ano estamos vendo as aberrações do Fluminense e do Vasco que nos surpreendeu com esse negócio de escalar jogador irregular. Não bastou o rebaixamento no Brasileiro, ainda apronta uma dessas, que é total falta de profissionalismo dos responsáveis.
Mas o campeonato não acabou e as coisas se encaixarão pelo visto, conforme o “combinado”. Vale a pena dizer também que a fórmula do campeonato, apesar de tudo, é interessante, pois os times disputam 2 taças (que são na verdade os 2 turnos), mas com semifinais e finais e depois as grandes finais. E isso gera interesse do público apesar da facilidade que os grandes têm de serem campeões.
Em Pernambuco, lá estão o Sport, o Náutico e o Santa Cruz na cabeça e não se fala mais disso. No Rio Grande do Sul, em Minas e no Paraná é o que se vê. É só olhar a tabela de classificação e perceber o que eu digo, salvo alguns deslizes aqui e ali.
Na Bahia é daquele jeito, vão levando... é Bahia e Vitória e ponto final, a não ser que o Fluminense de Feira apronte uma boa...rs.
No resto do Brasil, bom, jogam bola apenas, salvo os times de Santa Catarina que dão umas esticadas, mas não seguram a onda por muito tempo e todos sabem.
Fico aqui pensando se têm validade mesmo esses estaduais desse jeito, porque fazem o torcedor perder o interesse e os estádios vivem vazios, a não ser quando jogam os times de massa. Mesmo assim, as coisas não são mais como eram, porque não está fácil pagar ingresso hoje em dia.
Antigamente tínhamos o Rio-São Paulo, o Brasileiro de Seleções... era uma rivalidade interessante e isso movia os torcedores. Hoje o que se faz é esperar o Brasileiro para ver quem sobe e quem desce... e a série B sempre tendo a visita de times grandes e de tradição. Isso até que é interessante e move a opinião pública.
Completa-se o quadro com a Copa do Brasil, que classifica um time para a vitrine da Libertadores mas que tem na sua maioria times sem expressão alguma e não passa de um torneio político, mesmo sendo um passaporte, um atalho, para alguns grandes que foram mal no Brasileiro e que podem chegar ao Mundial Interclubes.
O Brasil é grande demais e o regionalismo está ficando sem apelo porque os grandes craques não estão mais aqui e os times grandes só conseguem colocar em campo jogadores razoáveis e que não têm mercado fora, e os pequenos e médios desfilam com o que sobrou e viram saco de pancada. Essa é a realidade, infelizmente.
Talvez a saída fosse re-estruturar o Brasileiro e criar uma fórmula diferente de acesso e descenso onde teríamos 2 fases semestrais, mas na verdade isso é algo para ser pensado e digerido, porque do jeito que vai, o futebol está cada vez mais sem graça.

Renato Baptista

Direitos Reservados

Nenhum comentário: