04 julho 2010

Em Defesa do Dunga... Um Grito Calado.


Em Defesa do Dunga... Um Grito Calado.

Antes da Copa do Mundo, escrevi uma crônica onde disse o que pude e o que não pude sobre o Dunga e sua “seleção”... e me sinto mal agora que a ficha caiu, mas mal de verdade mesmo.
Eu disse que o Dunga convoca mal, arma mal o time, substitui mal, avalia mal, se veste mal, fala mal, pensa não sei o que e continua lá, perguntando para o Jorginho a cada 2 segundos o que ele deve fazer.
Pois bem, continuo pensando isso tudo, mas agora que a tal ficha caiu, sou obrigado a colocar as coisas em pratos limpos e me redimir. Todos viram o fiasco que foi para a nossa seleção essa Copa. Todos viram que o poder de decisão de uma pessoa frustra duzentos milhões de outras simplesmente porque tudo foi mal avaliado pelos que contrataram o Dunga, o que foi dono de uma “era” de truculência e pouco futebol, apesar de ter levantado uma Copa do mundo que sobrou para o Brasil na verdade.
Vimos jogadores sem condição de jogo desfilando pela África do Sul, o Kaká, que por sinal jogou três Copas e não mostrou o que é até hoje (ele é craque), vimos outros tantos que são “meias” como Josué (quem?), Kléberson (como assim?), Gilberto Silva, Júlio Baptista, e os laterais que jogam pelo meio em seus clubes e que foram chamados para nada como o Gilberto (rs), o Daniel Alves. Ah! Esqueci do grande titular Felipe Melo.
Inacreditável, não é mesmo¿ Pois o rapaz mostrou desequilíbrio total além de não jogar nada (lembrem dos jogadores de meio campo que o Brasil já teve, e lembrem dos que não foram chamados pelo Dunga). Como os médicos da seleção, os psicólogos e todo o aparato caríssimo que acompanhou a seleção não percebeu isso?
Não podemos culpar esse rapaz mesmo. Ele é assim, faz aquilo e alguém assim não pode representar um país inteiro definitivamente. Só o Dunga não viu isso, mas como eu disse, a culpa não é do Dunga.
Vi as entrevistas, em particular uma, logo após aquele desentendimento dele com o repórter da Globo. Ali ele me fez pensar... porque tentou, do jeito dele, se desculpar, mostrar o que ele é, tem brios, é honesto, falou dos pais em situação complicada, o que lamento, mostrou patriotismo, disse que estava ali com jogadores que tinham compromisso e tal e tal. Pois bem, é isso. Ele fez o que pôde, pensou e se posicionou no comando fazendo o seu máximo e a imprensa e torcedores não tinham porque ficar malhando o cara. O erro foi muito maior, de outros, não dele.
Jogamos uma Copa ladeira abaixo porque ele é assim e fez o que sabe e o que consegue, o máximo dos máximos, só que não é o bastante para time nenhum, talvez para as seleções de Honduras, El Salvador, Guatemala (peço perdão a essas pela analogia), mas nunca para um Brasil cinco vezes campeão mundial.
Não culpem o Dunga e nem mesmo o Felipe Melo, esse precisa de ajuda rápido, e nem mesmo o resto da turma que é um arremedo, uma vergonha para o futebol brasileiro com algumas excessões.
Perder em campo para alguém melhor é normal, acontece. Perder porque deu dor de barriga, acontece. Perder porque não era o dia, acontece... mas perder porque estava na cara que não ia ganhar nunca é algo que precisa ser revisto pelos tais da CBF.
O Brasil não pode ser humilhado e virar motivo de chacotas no mundo do futebol porque existe uma história a ser reverenciada, existe um respeito que conseguimos a duras penas e jogamos pelo ralo... existem duzentos milhões de pessoas que esperam por um trabalho bem feito, que enfeitam a rua, agitam bandeiras, assopram vuvuzelas (crime)... podem até não entender nada de futebol mas estão ali com o coração na mão, torcendo e chorando (ao pé da letra).
Finalizo dizendo mais uma vez que o Dunga não tem culpa e os seus anões muito menos. Dêem sossego a ele e que ele seja feliz dentro das suas possibilidades e forma de pensar e conduzir as coisas, mas lá longe da seleção brasileira, mas bem longe mesmo.
E que fique com “nós” a esperança de que as coisas vão mudar, porque futebol é isso... amanhã é sempre um outro dia mesmo.

Renato Baptista

4 comentários:

Mari disse...

Olá Renato...

Futebol, religião, política e outras cositas mais realmente a gente não discute...pq é complicado mesmo!
Eu não sou fã de futebol, confesso que só assisto as finais do Timão e os jogos da copa do mundo...de resto não faço parte da opinião de que o Brasil é o país do futebol..pois penso que esta Nação deveria ser conhecida por outro jargão...mas isto sou eu quem pensa e sei que tem alguns poucos que compartilham do meu pensamento.
Quanto ao Dunga...não condeno nem absolvo, acredito que como vc disse ele fez o melhor com o que tinha nas mãos (escolha dele, eu sei). Ali faltou tudo...mas o futebol é isso mesmo, uma máfia onde poucos ganham muito...e quanto a nós torcedores...eles não estão nem ai!
Beijos

Unknown disse...

Oi meu amigo,

Que bela escrita!
Bom, tenho que concordar contigo... nossa seleção não se saiu bem neste mundial, que tinha tudo pra vencer... Ficamos tristes e frustrados com uma seleção Penta Campeã Mundial...
Mas vamos seguir em frente!!!

Parabéns pela belíssima crônica,
Um abraço,
*Simone*

Márcia Vilarinho disse...

Amei o final e assino em conjunto. Abraços, amigo.

Guida Rosa disse...

acima de tudo somos brasileiros,temos opinões e defendemos a nossa pátria..
belissima postagem!continuamos esperando 2.014 ,com bandeiras,vuvuzelas,e.t.c e tal.
abraços Gui.