30 maio 2008

Mataram Plutão


Comunicado Importantíssimo... E triste.

Amigos,

Lamento informá-los... Mas o sonho acabou! “The Dream is over”, como diriam os inimigos de Bush.
Após milhares de anos de investigações e estudos aprofundados, ficou definido e esclarecido que encontraram um “gato” no sistema solar. Crime incontestável.
Pois é, Plutão, planeta tão importante e orgulhoso, apesar de ser o último de todos, não é mais planeta, por isso ou aquilo outro...
Alguma esse cara aprontou, e por conseqüência, foi expulso do reinado do nosso acalorado sol. Está condenado a vagar pelo espaço, solitário, por toda a eternidade (como se todos os outros fizessem diferente).
O mais incrível é que, apesar dele ter interferência em sua órbita, ele estará lá, no mesmo lugar, rodando e rodando nas sua imensidão gelada do mesmo jeito.
Fico aqui imaginando o que passa na cabeça de Plutão nesse momento. O quanto que esse coitado deve estar se sentindo triste sendo rejeitado por nada mais nada menos, que o grande e extraordinário Sr. Mike Brown, um terráqueo sem escrúpulos portador de telescópio. Que dor sem medida!
E todos nós, pegos de surpresa por notícia tão inesperada e esfuziante, ficamos aqui, sem rumo, sem saber o que fazer no amanhã celestial.
Como será que é acordar um dia pela manhã e lembrar que Plutão foi banido da irmandade solar, extraditado, reduzido a um corpo celeste sem importância?
Netuno deve estar desesperado, porque além de não conseguir ultrapassar Urano nunca, ainda está sendo ameaçado por um novo Planeta que o tal cara aí inventou, um tal de Eris (ou Xena), um corpo celeste maior que Plutão.
E tem gente que ganha dinheiro para ficar estudando e definindo coisas assim. Incrível!
Esse Mike, que persegue o sonho de se alinhar com alguns astrônomos famosos por serem “descobridores de planetas”, não deve ter o que fazer... Mesmo!
Seria ele ou nós os loucos do mundo?
Daqui a pouco vão dizer que a Lua não existe... Que foram os poetas que inventaram.

- *Mike Brown é astrônomo do California Institute of Technology e quebrou sua cara, pois ao invés de dar uma de descobridor de planetas, virou “Exterminador de Planetas”. Sua descoberta sobre Eris acabou por fazer com que a União Astronômica Internacional decidisse que não existe um décimo planeta como ele queria, e simplemente eliminaram o coitado do Plutão do sistema solar e mandaram-no continuar a enfiar seu olho no telescópio. Que empolgante!

Esta crônica é fruto de pesquisa aliada a uma certa dose de bom senso e nasceu à partir de um texto publicado por Salvador Nogueira na revista “Super Interessante” número 231 de Outubro de 2006, intitulado: “Ele Matou Plutão”.


Renato Baptista

Todos os Direitos Reservados

Um comentário:

Anônimo disse...

Não importa o assunto, sempre tem o seu jeito tão peculiar de dizê-lo!!! E, MARAVILHOSAMENTE!!! Amei seu blog e do Arthur, Padrinho!!! Parabéns pros dois, Amigos!!! Beijo carinhoso no coração d'ocêis!!! Iza