10 fevereiro 2012

Ídolos do Futebol – Espécie em extinção?


Incrível os escândalos que envolvem os jogadores de futebol. Parece que quanto mais em evidência esses atletas ficam, mais tomam atitudes que acabam por prejudicar as suas carreiras.
È claro que uma análise mais profunda deve ser feita por quem conhece do assunto, mas me parece que esses jogadores, que na sua maioria têm origem humilde, quando se vêem desfrutando de fama e dinheiro, perdem a noção do certo e errado. E assim entram em buracos sem fundo que acabam por exterminar a sua reputação.
Houve tempo em que tínhamos esses atletas como ídolos em todos os sentidos, e agora as coisas se tornam meio nubladas e todos percebem o quanto uma atitude dúbia pode estragar toda uma vida, principalmente quando a pessoa é vitrine da mídia.
Até dá para entender, mas não para compreender, porque eles deviam ser os primeiros a dar o exemplo para as crianças e jovens que os acompanham e aos seus times queridos.
Digo enfaticamente e sempre defendi a teoria de que a imprensa invade a privacidade desses atletas de forma contundente, e que os acaba prejudicando, porque se intrometem e fotografam e escrevem fatos da vida particular desses jogadores de forma desagradável. Se este ou aquele vai a uma boate, acompanhado seja de quem for, ninguém tem nada a ver com isso, e se este fato o compromete no clube, o problema é do clube e dele. Ninguém tem o direito de investigar a vida pessoal de ninguém sem permissão da justiça e abusos são cometidos, mas quando os fatos extrapolam limites, como temos visto, o vulcão explode mesmo.
Na verdade, existe um fato estarrecedor nesta coisa toda. Os clubes não têm torcedores e a imprensa não se limita a cobrir fatos pertinentes ao esporte. A realidade é que os torcedores têm o clube como deles e a imprensa se acha no direito de ser o juízo final das pessoas.
Os acontecimentos com o Ronaldo do Corinthians quando ele se envolveu com travestis, o caso do Robinho, que foi acusado de estupro, casos como o do Adriano, do Maradona, do Edmundo, entre tantos, são fatos lamentáveis e que deixam nossos filhos sem entender os porquês dessas atitudes, afinal esses caras são ídolos, daqueles que a gente, há tempos atrás, guardava a figurinha com a cara dele e não a trocava por nada.
São ídolos não preparados, que talvez não tenham tido apoio psicológico e nem a instrução devida. Apenas deram a eles dinheiro. Muito dinheiro, e atrás desse dinheiro vêm as más companhias, os interesseiros e interesseiras e daí está fácil perceber o que fatalmente vai acontecer... haja visto o que tem jogado o Ronaldo Gaúcho depois que virou o melhor do mundo duas vezes e enfiou no bolso rios de dinheiro.
Na verdade todo mundo perde. Os torcedores, os clubes, os fãs de carteirinha e os próprios jogadores. Por que não existe preocupação dos clubes em dar instrução a esses jogadores desde a base? ... ou em dar apoio psicológico e tudo o que se deve fazer para se proteger um ídolo que na verdade é um patrimônio?
E assim, nesta constante, vamos colecionando decepções e desacreditando cada vez mais nas pessoas. E eles não têm culpa alguma, que seja bem dito. Isso acontece mesmo, porque o deslumbre do presente é maior do que o de um futuro sensato.
E finalizando, é claro que não podemos generalizar. Tem quem se garanta e se mantenha nos trilhos certos. Enquanto isso, perdemos nossos ídolos e ficamos apenas com chutadores de bola.

Renato Baptista

Nenhum comentário: