27 maio 2010

Dunga e a Seleção Brasileira na Copa de 2010



Dunga e a Seleção

E vamos lá pelas serras Gaúchas, os Pampas e tanta coisa linda que o Rio Grande do Sul tem como jóias raras. E no futebol, hein? Ah, no futebol temos lá o Grêmio, um time copeiro, competente e que tantas glórias alcançou de forma espetacular no cenário nacional, e é um time até mais internacional que o Internacional, seu rival imediato, e absolutamente vitorioso em virtude das suas conquistas.
Mas o Internacional... Bem o Internacional tinha o “Fernandão”, glorioso “Fernandão”, conseguiu o título máximo mundial interclubes vencendo nada mais nada menos que o Barcelona que tinha como astro o Ronaldinho... Aquele Gaúcho que jogava bola, lembram dele? O que era do Grêmio. Incrível!
Bom, mas o fato é que o Rio Grande do Sul desfilou craques pelos campos do Brasil e do mundo através da história. Jogadores como Everaldo, Renato Gaúcho, Cuca (o chorão que dirigia o Botafogo), Valdo, Tite, Alexandre Pato, “Fernandão” e outros como Sandro Gaúcho, Cleber Gaúcho e outros Gaúchos como o Ronaldinho... E perdoem-me se não citei mais nenhum craque da bola que nasceu lá naquelas bandas onde os caras sabem realmente jogar bola e não são Paulistas e nem Cariocas.
E agora, o que eu queria lembrar e lembrei: DUNGA! Como esquecer de Dunga, aquele que desfilava sua truculência pelos gramados do mundo todo? Um jogador sem técnica alguma, mas que tinha no sangue uma injeção cheia de raça e vontade. Um jogador que levantou uma Copa do Mundo que o Romário ganhou para o Brasil. Um jogador que parou de jogar assim como começou e que resolveu se tornar técnico de futebol.
Aí, o Internacional, onde ele jogava e onde jogava o “Fernandão” não o quis contratar, e nem o Grêmio das glórias e tradições, e nem o Juventude, eterno coadjuvante, e nem o Caxias e o Internacional de Santa Maria, esses sacos de pancada supremos do Rio Grande, e nem nenhum outro clube do sul.
Mas ele conseguiu, conseguiu ser contratado para ser inventado como técnico de um time chamado “Seleção Brasileira”.
Um time, uma seleção que é cinco vezes campeã mundial apenas, não sei quantas vezes campeã da América e de tantos outros torneios. Uma seleção que tinha Pelé, simplesmente a maior expressão mundial do futebol. Um ícone conhecido pelo mundo inteirinho... Bom, nem preciso falar mais sobre o que representa a seleção brasileira de futebol porque todos conhecem muito bem.
Pois é, o DUNGA faz seu trabalho de volante truculento, ops... De técnico incompetente, ops, de técnico da seleção de forma curiosa. Convoca mal, arma mal o time, substitui mal, avalia mal, se veste mal, fala mal, pensa não sei o que e continua lá, perguntando para o Jorginho a cada 2 segundos o que ele deve fazer.
De repente ganha uma Copa América para o Brasil, vencendo a Argentina completinha numa final eletrizante onde o Brasil até goleou nossos rivais mais do que imediatos de forma mais do que surpreendente com o seu time ruim, mal armado, mal dirigido e tal e tal... e classificou o Brasil para essa Copa que começa daqui a pouco.
Mas uma coisa o DUNGA fez certa. Logo que chegou à seleção armou a maior confusão com dois jogadores que se indispuseram com ele e seu trabalho e os deixou de fora de suas convocações. Mas tudo bem, afinal eram apenas o Ronaldinho Gaúcho e o Kaká. Jogadores nem tão importantes assim, afinal só foram eleitos, os dois, os melhores jogadores do mundo pela Fifa. Não sei como o DUNGA nesse ínterim não convocou o “Fernandão”, esse que anda resolvendo a vida do São Paulo (chega a ser engraçado até). Ah! Já sei, lembrei agora, ele convocou uma vez um famoso “Afonso”. Vocês sabem quem é o Afonso, não é? Um verdadeiro “craque” que vestiu a camisa que um dia foi do Vavá, do Tostão, do Careca, do Romário. Nossa!!! Ainda bem que anda meio esquecido, desapareceu de vergonha.
E o pior é que o DUNGA era volante, então ele adora convocar volantes. A seleção Brasileira qualquer dia vai ser escalada com o goleiro, nove volantes e o Afonso ou o “Fernandão” de atacante, porque afinal, o que importa é não perder. Maravilhoso, não é? E na reserva o Soneca, o Zangado (imaginem porque) e ainda faltam quatro... E se bobearmos, qualquer hora, ele, como era volante, entra e joga também e pronto.
Deus faz as coisas certas sempre, e como Deus é Brasileiro, o Brasil ganhou a Copa América e as Eliminatórias para a Copa do mundo. Mas ganhou na hora errada, porque o DUNGA continuou à frente da seleção. Dá medo, não dá?
Se perdermos essa Copa, temos a chance de vê-lo ser demitido do cargo e termos de volta o Felipão no comando da Seleção. Esse sim, Gaúcho com “G” maiúsculo, que sabe o que faz, que é competente, inteligente, sabe dirigir, convocar e tal e tal...
Que Deus ajude e proteja o nosso Robinho e que o Dunga não invente de convocar o Fernandão de última hora!!!

Renato Baptista

Nenhum comentário: